
Produtor: Quinta do Espinho
Região: Douro
Enologia: Jean-Hugues Gros
Vinhos: https://www.cellar.pt/category/produtores-quinta-do-espinho
O Douro, Património Mundial da Humanidade, é uma das regiões produtoras de vinho mais antigas estabelecidas em todo o mundo, com um dos terroirs mais distintivos da história da viticultura mundial.
A história da quinta remonta à demarcação original das vinhas do vinho do Porto por ordem do Marquês de Pombal em 1756, quase um século antes de Bordéus.
A Quinta do Espinho pertence à família Macedo Pinto há várias gerações. Com origem em Tabuaço, granjearam na região extensas áreas de vinha e participaram ativamente na regulação socioeconómica do vinho do Porto e iniciativas de valorização da região.
Várias são as referências a esta família na atividade vinícola do Douro. No livro “Devassa que mandou proceder sua Majestade no território do Alto Douro” de A. Mesquita e Moura, de 1771-1775, na pág. 1005, transcreve-se a carta do Conde de Oeyras, Marquês de Pombal, de 15 de Fevereiro de 1755, que menciona a Luísa Maria de Silva, da Quinta do Espinho, a venda de 220 pipas a Nicolau Copque (Kopke). No nono volume do Dicionário “Portugal Antigo e Moderno”, de Augusto Soares de Azevedo Barbosa Pinho Leal, editado em 1880, a família Macedo Pinto é referida como proprietária da “a melhor e mais extensa vinha de Portugal, e poucas no estrangeiro se lhe avantajariam. Podia produzir dezenas e dezenas de pipas do famoso Port-Wine”.
Um dos ramos da família Macedo Pinto retomou há trinta anos o projecto vitivinícola da Quinta do Espinho orientado para a produção de uvas de qualidade e de vinhos de quinta.
A variedade de uvas plantada consiste numa seleção de castas tintas de alta qualidade, adaptadas às condições de desenvolvimento da topografia das encostas orientadas a norte da nossa quinta. Na Quinta do Espinho predominam as castas, Touriga Franca (35%), Touriga Nacional (25%), Tinta Roriz (20%), Tinta Barroca (8%), Tinta Francisca (5%), Alicante Bouschet (5%) e Tinto Cão (2%).
Das suas uvas ainda se faz Vinho do Porto de primeira qualidade. Sentimo-nos muito orgulhosos por manter, a cada ano, a preferência da Taylor’s na nossa produção.